Você já notou como as cores para pintar a área externa influenciam no design, no acabamento e até mesmo na sensação de aconchego de uma residência?

Pois é, por isso eleger o tom ideal para a fachada da sua casa requer um certo cuidado para não prejudicar a harmonia dos ambientes.

E já que a TempoTem conta com um ótimo time de pintores que entendem do assunto, preparou este guia que lhe ensinará como escolher as melhores cores para pintar áreas externas residenciais, além de dicas secretas para deixar a pintura do seu lar muito mais bonita e duradoura.

Os primeiros estudos sobre as cores e como elas poderiam ser vistas pelo olho humano são bem antigos e foram dirigidos pelo físico Isaac Newton, por volta do século XVII.

Mas, vale dizer que Da Vinci já havia levantado brevemente o tema, cerca de 200 anos antes.

Atualmente, a psicologia afirma que as tonalidades podem sim interferir no comportamento e nas emoções humanas. Ou seja, definir um tom para as paredes do lar realmente impactam no dia a dia da família.

Então, o nosso conselho é um só: antes de comprar a tinta para sua casa, confira todos truques que separamos para lhe ajudar a não errar na escolha das cores para pintar áreas externas. Vamos lá?

 

Como escolher as melhores cores para a área externa da casa?

Fachada amarela com porta e janela verde.
A escolha cores para pintar área externa de uma casa vão além do estilo, cada cor traz consigo uma sensação

Antes de mais nada, entenda que não existe uma regra definida que proíbe o uso de certas cores para pintar a área externa de uma casa.

Afinal, com o auxílio de um bom designer de interiores ou um arquiteto — além de um pintor profissional para colocar as técnicas em prática —, dá para combinar qualquer tinta na fachada da sua residência e ainda deixá-la muito charmosa.

Porém, como essa etapa depende essencialmente do seu gosto pessoal, é necessário se ater a alguns pontos para poder chegar a uma cor e tonalidade que se adeque ao que você deseja visualizar no resultado final.

Abaixo você descobre quais são esses pontos e no que eles podem influenciar:

Considere seu estilo

Você quer que sua casa tenha um ar mais tradicional ou deseja que a primeira impressão para todos que a veem de fora seja de modernidade e originalidade?

As clássicas cores para pintar área externa, como marrom claro, branco, bege e off-white, são tipicamente usadas para manter o visual clássico, enquanto as tonalidades mais escuras e as combinações entre cores vibrantes e suaves ajudam a inovar a estética residencial.

E claro que nesse ponto a principal influência é o seu gosto pessoal.

Afinal, o objetivo aqui é alinhar as tendências do momento com as suas próprias referências e assim tornar o projeto do seu lar e a decisão das cores para pintar áreas externas em algo harmonioso e com a cara da família.

De olho nas sensações

Pessoa pintando uma parte da fachada da casa com tinta branca.
Mais do que observar as tendências na escolha das cores para pintar área externa da sua casa atente-se para o seu gosto

Se você quer que a sua residência passe a sensação de alegria, vivacidade e entusiasmo, não tenha medo em optar por cores para pintar a área externa que fujam do óbvio, como amarelo, laranja e até mesmo vermelho vivo.

Neste caso, lembre-se apenas que o essencial é acertar no jogo cores e na tonalidade, ok?

Mas não se preocupe, pois sobre isso falaremos mais adiante.

Por outro lado, as cores frias e tons clean passam o sentimento de calma, tranquilidade e tendem a deixar os ambientes mais “quietos” em relação aos que são repletos de tintas quentes.

Combine a cor com o acabamento da fachada

Alguns tipos de tintas e de cores para pintar as áreas externas são capazes de realçar os acabamentos empregados em uma fachada.

Logo, também podem destacar pequenas imperfeições da parede, do revestimento ou da textura — e por isso é válido estar de olho também nestes detalhes para não prejudicar o resultado da pintura.

E não esqueça de checar com o seu arquiteto ou com um pintor de confiança qual o tipo de tinta ideal para aplicar na área externa da sua casa, ok?

Afinal, este cuidado serve tanto para melhorar o efeito final quanto para prolongar a duração da pintura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *